Pontão Geribanda FURG

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

GERIBANDA 2010

GERIBANDA 2010! PROGRAME-SE!

Programação GERIBANDA - de 2 a 5 de dezembro

Dia 02/12 - Quinta-Feira

14h às 20h Inscrições e credenciamento Saguão do CIDEC-Sul

15h Abertura das Tendas Culturais: Feira de Economia Popular e Solidária

Asa Norte

15h30 Ikebana Sanguetsu: Sol, Lua e Terra - Núcleo de Johrei da FURG Saguão do CIDEC-Sul

16h Abertura da Mostra Fotográfica de Cultura Popular e Mostra de Vídeos

Sala de Exposições

17h Abertura da Mostra de Artes Visuais: DesloUcados em Movimento

Saguão do CIDEC-Sul

18h Poema Vivo - Edital Pró-Cultura Asa Sul

19h Abertura Oficial - Cortejo Cultural e Rufar dos Tambores

Saída do Prédio da Reitoria em direção ao CIDEC-Sul

19h45 Palestra com Isabelle Albuquerque Coordenadora de Comunicação da Secretaria de Cidadania Cultural/MinC Auditório Oceanos

21h Show Neto Fagundes & Estado das Coisas - Rock de Galpão

Auditório Oceanos

Dia 03/12 - Sexta-feira

9h Iº Encontro da Rede de Pontos de Cultura da FURG Sala Ilhas

9h às 12h Oficina de Expressão Musical Corporal - Marcião C4, Daniel Nascimento e Helton Jr Sala Estuários

9h às 12h Musicalização ao Violão - Cleiton Oliveira Sala Lagoas

14h às 17h Oficina de Prestação de Contas para Pontos de Cultura Sala Ilhas

14h às 18h Brinquedoteca do NEAI/FURG Asa Norte

15h Oficina de Dança de Salão - Ailton Férris Asa Norte

19h Lançamento da 38ª Feira do Livro “Em suas Águas” Sala Estuários

18h às 23h Apresentações Musicais: Eduardo Villa, Nicolle Crys, Wolnei Alves Filho, Ervas Finas, Trend, Gabi Freitas e Band, Blues e Destilados, Damaúnica Acústico, Vampiros Nordestinos e Arion Kurtz e Banda Auditório Oceanos

Dia 04/12 – Sábado

9h às 12h Roda de Diálogos: Arte em Rio Grande: Contemporânea?

Sala Estuários

9h às 12h Oficina de Técnica Vocal - Yimi Walter/UFPel Sala Lagoas

9h às 12h Oficina de Dança Afro Auditório Oceanos

9h às 12h Oficina de Tambores com Mundo Afro Asa Norte

9h às 18h Brinquedoteca do NEAI/FURG Asa Norte

14h às 18h Iª Mostra de Esquetes do Geribanda Grupo Teatral Fingini, Cia. Art e Riso, Cia de Tcheatro InAção, Grupo de Teatro Núcleo Comunitário Drª Lúcia Nader, O Flato do Gato, Grupo de Teatro Caras de Pau, Associação Comunidade de Teatro Cena Alternativa, Grupo de Teatro do NUTI, Dídio Lopes e Ingrid Duarte, Grupo de Oficinas do Teatro Municipal, Grupo de Oficinas do Programa Integração/Escola Viva Auditório Oceanos

15h às 18h Roda de Diálogos: A Centralidade da Cultura Africana para os Povos Afrodescendentes Sala Lagoas

15h às 19h Mateada Artística do CTG Farroupilha com Grupo Comparsa

Tendas de Rua

Apresentação de Bandas Marciais

17h às 19h Roda de Diálogos: "Processo de Criação" Maria Falkembach (UFPEL) Dança Teatro, Daniela Castro (SAC) Dança na Maturidade, Ailton Ferreira (FURG) Dança de Rua, Giovana Consorte (Terpsícore FURG) Ballet Clássico

Sala Estuários

19h Apresentação do Mundo Afro - Candombe Puro Auditório Oceanos

20h30 Mostra de Dança: Robson Teixeira Porto, Urban Dance - Programa Integração Escola Viva, Cia Gênesis Dança/Teatro, Projeto FURG em Dança do Salão as Ruas e Escola Viva, Bárbara Dandara Movimento Popular de Cultura Afro MPCA, Grupo Kiriann Teatro e Dança, INTERMULT, Grupo Afro J.G., Terpsícore Dança FURG, Elemento de Rua, Grupo Cultural Afro Brasil, Cia de Dança Geração Eleita Auditório Oceanos

Dia 05/12 – Domingo

9h às 12h Oficina de Teatro - Jorge Renato de Ávila (Joca) Sala Lagoas

14h às 19h Central Única das Favelas (CUFA Rio Grande): Basquete de Rua, Skate, Graffiti, Boxe - Movimento Hip Hop MC Bagual, Westside, CRP, Distrito RG, Vândalos Sonoros/Pel, Divisão de Rua, Missão 21 Cruzeiros MR Diones, South Side, Grupo de Dança Angels, Elemento de Rua e Grupo CIEP

Tendas de Rua

15h Maratona Solidária GERIBANDA

15h Educação musical usando corpo e voz como instrumento - Simone Rasslan/PoA Sala Lagoas

20h Big Band da FURG Auditório Oceanos

21h Show Xaxados & Perdidos/PoA Auditório Oceanos

Atividades Permanentes

Intervenções do Palhaço Bolaxa - Cia Teatro do Sol

9h às 21h Poema Vivo - Edital Pró-Cultura Asa Sul

9h às 21h Mostra de Artes Visuais: DesloUcados em Movimento

Saguão CIDEC-Sul

9h às 21h Mostra Fotográfica Cultura Popular e Mostra de Vídeos

Sala de Exposições

9h às 21h Ikebana Sanguetsu: Sol, Lua e Terra - Núcleo de Johrei da FURG Saguão CIDEC-Sul

15h às 21h Tendas Culturais: Feira de Economia Popular e Solidária Asa Norte

15h às 21h Ponto de Leitura/Ponto de Cultura ArtEstação (Oficinas diárias)

Asa Norte

Fatos e Retratos - Tramando Teias Ponto de Cultura ArtEstação

Saguão CIDEC-Sul

Dia 06/12 - Segunda-feira

19h 1ª Mostra Artístico Cultural do CAIC Auditório Oceanos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Rede de Pontos de Cultura realiza reunião

Representantes das propostas de Pontos de Cultura selecionadas para compor a Rede de Pontos de Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram na tarde desta quinta-feira, 16, de reunião com a equipe do Pontão de Cultura Geribanda da FURG, formada pelo coordenador Miguel Isoldi, superintendente de Extensão da FURG Rita Patta Rache, Vanessa Lemos, Law Tissot, Goreti Butierres e Rodrigo Pereira.
A reunião serviu para entrega, pelos representantes, da documentação necessária para a preparação dos convênios e para esclarecimentos pelo Pontão de Cultura Geribanda da FURG sobre aspectos a serem adequados no plano de trabalho de cada proponente e os próximos passos na constituição dos Pontos de Cultura.
A principal preocupação quanto ao plano de trabalho nesse momento de preparativos para o convênio é com a devida comprovação da aplicação direta na proposta dos recursos a serem repassados pelo Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, na ordem de R$ 185 mil, e da contrapartida financeira ou em serviços mensuráveis de cada entidade de no mínimo 20% do valor total do convênio.
Tudo para garantir a correta utilização dos recursos públicos. A expectativa, de acordo com a superintendente de Extensão da FURG Rita Patta Rache, é que os convênios sejam firmados até o início de outubro.
Para o repasse dos recursos até a segunda quinzena do mesmo mês”, completa a superintendente. Estiveram representadas na reunião 13 das 16 propostas aprovadas na seleção, num total de 11 municípios.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eco4Planet

O eco4planet é um portal de tecno-ecologia, oferecendo conteúdo e ferramentas para compartilhamento de informações ligadas à sustentabilidade e meio ambiente, como blog, fórum e twitter.

Seu maior diferencial é a atuação direta através do plantio de árvores baseado no número de visitas recebidas e a possibilidade de uso em tema preto que pode economizar até 20% da energia consumida pelo monitor se comparado ao tradicional fundo branco.

O portal oferece ainda buscas através do sistema Google™ CSE, mantendo assim a mundialmente reconhecida qualidade dos resultados, em estrutura também rápida e simples. Por seus diferenciais “verdes”, o eco4planet é conhecida como o buscador ecológico.

Os plantios, que já ultrapassam as centenas de mudas, podem ser facilmente acompanhados neste blog, em matérias que apresentam data, local, espécies, fotos, vídeos e nomes dos participantes, tudo para garantir a máxima transparência. Além disso a participação de voluntários é sempre bem-vinda.

E qual a economia de energia gerada pelo fundo preto? Até 20% em monitores CRT (tubo) no qual a iluminação depende da cor exibida e, em menor escala, Plasma, OLED e AMOLED.

Considerando as mais de 2,55 bilhões de buscas diárias realizadas na Internet com tempo médio estimado em 10 segundos por pesquisa e levando-se em consideração a proporção de monitores com cada tecnologia, temos que, com um buscador de fundo preto, a economia anual seria de mais de 7 Milhões de Kilowatts-hora! Este valor equivale a:

  • Mais de 63 milhões de televisores em cores desligados por 1 hora;
  • Mais de 77 milhões de geladeiras desligadas por 1 hora;
  • Mais de 175 milhões de lâmpadas desligadas por 1 hora;
  • Mais de 58 milhões de computadores desligados por 1 hora.

Economizar energia é sempre uma forma de ajudar o planeta já que para geração de eletricidade incorre-se no alagamento de grandes áreas (hidrelétricas), poluição do ar com queima de combustíveis (termoelétricas), produção de lixo atômico (usinas nucleares), dentre outros problemas ambientais. Além disso, o fundo preto pode gerar menor cansaço visual ao visitante.

Por tudo isso, o eco4planet prova que pequenas ações diárias somadas uma a uma, pessoa por pessoa, podem gerar forte impacto na Natureza e nos Homens, seja através da disseminação de ideias, do fortalecimento de grupos, dos plantios ou da economia de energia. A cada visita, ao olhar para oeco4planet, todos se lembrarão da necessidade contínua e imediata de proteger a Natureza.

E aí, quer fazer mais? Então veja como divulgar o eco4planet e faça a contagem de árvores acelerar!

conteúdo e compartilhamento de informações ligadas à sustentabilidade e meio ambiente. Iniciou com as buscas em fundo escuro para economia de energia mas estamos agregando cada vez mais ferramentas para atingir nossamissão.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Geribanda Pontão de Cultura da FURG

O GERIBANDA Pontão de Cultura da FURG foi criado para articular 16 Pontos de Cultura a serem constituídos nas regiões sul e centro-sul do RS, estabelecer a integração e o funcionamento de uma Rede e difundir as ações de cada entidade.

A principal missão do Geribanda é constituir-se em espaço de articulação entre os Pontos, conectar e mobilizá-los, além de demais entidades da sociedade civil, ampliar o movimento integrador.

Assim, desenvolverá programação integrada, atuando tanto na dinamização dos contatos entre os Pontos, com foco temático ou regional, quanto como parceiro na implantação de ações do Programa Cultura Viva.

Além dessa articulação, o Geribanda irá integrar ações e atuar na esfera territorial e temática, nas áreas de audiovisual, dos bens imateriais, de cultura digital, entre diversos outros temas, que têm como princípio norteador fortalecer as ações da sociedade civil e promover a cultura brasileira.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Inscrições Abertas: Artestação Cassino Cine Vídeo 2010

Inscrições abertas.
Contato artestacao.ccv@gmail.com

TV no Parque - Inscrições Abertas!


TV NO PARQUE ABRE INSCRIÇÕES PARA VÍDEOS BRASILEIROS EM DIVERSAS LINGUAGENS

Estão abertas as inscrições para a nova edição da mostra competitiva de vídeo TV NO PARQUE. Poderão participar filmes produzidos no Brasil, em qualquer linguagem (documentário, ficção, experimental, animação, vídeoclipe...), com no mínimo 30 segundos e máximo de 15 minutos. O TV NO PARQUE é patrocinado pela Fundarpe/Funcultura e realizado pelos coletivos pernambucanos Media Sana e Ventilador Cultural, em parceria com a Plural Projetos e Produções Artísticas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Convocatória: 5º ArtEstação Cassino Cine Vídeo

O 5º ArtEstação Cassino Cine Vídeo, uma mostra de vídeo, cinema e animação, organizada pelo Ponto de Cultura ArtEstação (avenida Rio Grande, 500), no Cassino, acontecerá em outubro.

O evento cultural pretende divulgar trabalhos elaborados por produtores locais, regionais e internacionais, Pontos e Pontões de Cultura do Brasil e promover oficinas, palestras, mesas-redondas e cineclubismo propondo intercâmbio e ampliando a rede entre as diferentes instituições, grupos e produtores independentes. A ideia principal da mostra é fomentar a produção audiovisual da região e promover o debate entre produtores e público após a exibição das obras.

Os candidatos interessados em apresentar suas produções devem enviar a ficha de inscrição preenchida, obtida nos locais de inscrição, com um DVD do trabalho acompanhados de sinopse e no mínimo duas fotos jpg ou tiff (300 dpi), dos bastidores da produção para divulgação. Serão aceitos vídeos de até trinta minutos de duração, incluindo créditos, com data de postagem até o dia 11 de setembro para: Ponto de Cultura ArtEstação ou Geribanda Pontão de Cultura da Furg (Centro de Convivência - Campus Carreiros).

Os candidatos devem informar pelo email:

artestação.ccv@gmail.com, endereçado à produção da mostra, a data de postagem dos materiais e meio de envio utilizado, incluindo número de registro do envio, assim como o contato do responsável pelo envio.

Mais informações podem ser obtidas com os coordenadores do evento, Arita Benelli 9107.1659, Lucila Isoldi 8428.8463 e Sandro Mendes 8424.1471.

A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até o próximo dia 22 de setembro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade

SOMOS Pontão de Cultura LGBT

Projeto desenvolvido pelo Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, dirigido à Criação, Fomento e Difusão de obras artísticas e culturais ligadas ao segmento cultural LGBT, com foco na diversidade sexual.

O Projeto desenvolve atividades organizadas em 4 eixos de atuação: Fomento à Produção Artística e Cultural, Mapeamento Cultural LGBT, Laboratórios de Linguagens Artísticas e de Produção Cultural e Incentivo à Produção de Conhecimento.

SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade
Rua Jacinto Gomes, n° 378 - Santana
Porto Alegre, RS CEP: 90040-270
Telefone: (51) 3233.8423
Para informações: somos@somos.org.br
o
Já estão abertas as inscrições para o CLOSE – FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL. Os interessados em mostrar seus filmes deverão ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição on line e enviar o material solicitado junto com a ficha de confirmação impressa. o O Festival CLOSE é uma iniciativa do Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, realizada através do projeto SOMOS Pontão de Cultura LGBT que reunirá em Porto Alegre, em Outubro, produções cinematográficas nacionais e internacionais, organizadas em Mostras Competitiva e Mostras Paralelas. As inscrições estão abertas até o dia 17 de Setembro de 2010.
Mais informações aqui!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Análise técnica de Pontos de Cultura divulga resultados

Nos dias 18 e 19 de agosto foi realizada a análise técnica das propostas encaminhadas para concorrer ao Edital de Seleção de Pontos de Cultura para compor a Rede Pontos de Cultura da FURG, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura.
Foram 31 propostas recebidas da comissão de análise documental.
Todos os projetos foram analisados tendo sido habilitados para etapa seguinte, exceto o projeto Arte de Rua aos Quatro Ventos, protocolado com o número 028, que foi inabilitado por não apresentar recurso à Comissão de Análise Documental.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Recursos de Pontos de Cultura são aceitos

No dia 17 de agosto foi realizada a primeira etapa da avaliação dos recursos encaminhados para a análise documental das propostas para concorrer ao Edital de Seleção de Pontos de Cultura para compor a Rede Pontos de Cultura da FURG, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Até a presente data foram apresentados 5 recursos e estes foram habilitados para próxima etapa.
o
CONFIRA AQUI.
o
O prazo final de apresentação de recursos é esta quarta-feira (18) até as 17h30min.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Projetos Habilitados da Rede de Pontos de Cultura da FURG

De 10 a 12 de agosto foi realizada a análise documental das propostas encaminhadas para concorrer ao Edital de Seleção dos Pontos de Cultura para compor a Rede Pontos de Cultura da FURG, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Foram 30 propostas recebidas, das quais 20 habilitadas para a próxima avaliação. Abre-se agora a etapa de recursos.

Os proponentes que não foram habilitados, interessados em apresentar recurso à FURG deverão fazer por escrito no período de 12 a 18 de agosto.

CONFIRA O RESULTADO COMPLETO AQUI

1º Festival de Fotografia de Inverno - Ponto de Cultura ArtEstação: Rio Grande RS

Mostras Oficinas Bate-Papo


Informações sobre o evento


De
19 a 22 de agosto, o Ponto de Cultura ArtEstação estará realizando o 1º Festival Fotográfico de Inverno ArtEstação. Queremos realizá-lo anualmente para poder juntar o pessoal que adora clicar.
A mostra
DA JANELA DE MINHA CASA, em P&B, uma homenagem a Niépce e a famosa imagem feita em 1826, marcará a abertura do evento, dia 19 de agosto, às 20h30 no Ponto de Cultura ArtEstação.


O primeiro registro fotográfico: A heliografia de Niépce

Em 1793, junto com o seu irmão Claude, oficial da marinha francesa, Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) tenta obter imagens gravadas quimicamente com a câmara escura, durante uma temporada em Cagliari. Aos 40 anos, Niépce se retirou do exército francês para dedicar-se a inventos técnicos, graças à fortuna que sua família havia realizado com a revolução. Nesta época, a litografia era muito popular na França, e como Niépce não tinha habilidade para o desenho, tentou obter através da câmera escura uma imagem permanente sobre o material litográfico de imprensa. Recobriu um papel com cloreto de prata e expôs durante várias horas na câmera escura, obtendo uma fraca imagem parcialmente fixadas com ácido nítrico. Como essas imagens eram em negativo e Niépce pelo contrário, queria imagens positivas que pudessem ser utilizadas como placa de impressão, determinou-se a realizar novas tentativas.

Após alguns anos, Niépce recobriu uma placa de estanho com betume branco da Judéia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingido pela luz. Nas partes não afetadas, o betume era retirado com uma solução de essência de alfazema. Em 1826, expondo uma dessas placas durante aproximadamente 8 horas na sua câmera escura fabricada pelo ótico parisiense Chevalier, conseguiu uma imagem do quintal de sua casa. Apesar desta imagem não conter meios tons e não servir para a litografia, todas as autoridades na matéria a consideram como "a primeira fotografia permanente do mundo". Esse processo foi batizado por Niépce como Heliografia, gravura com a luz solar.

Em 1827, Niépce foi a Kew, perto de Londres, visitar Claude, levando consigo várias heliografias. Lá conheceu Francis Bauer, pintor botânico que de pronto reconheceu a importância do invento. Aconselhado a informar ao Rei Jorge IV e a Royal Society sobre o trabalho, Niépce, cauteloso, não descreve o processo completo, levando a Royal Society a não reconhecer o invento. De volta para a França, deixa com Bauer suas heliografias do Cardeal d'Amboise e da primeira fotografia de 1826.

Em 1829 substitui as placas de metal revestidas de prata por estanho, e escurece as sombras com vapor de iodo. Este processo foi detalhado no contrato de sociedade com Daguerre, que com estas informações pode descobrir em 1831 a sensibilidade da prata iodizada à luz. Niépce morreu em 1833 deixando sua obra nas mãos de Daguerre.


PROGRAMAÇÃO

Cinco mostras em diferentes locais do Cassino


Duração: 19 agosto a 4 setembro


1. DA JANELA DE MINHA CASA

Local: Ponto de Cultura ArtEstação



2. SENSIBILIZAR O OLHAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

Local: Terminal de ônibus, na Avenida Atlântica. Essa produção é resultante da parceria entre o Pontos de Cultura ArtEstação e Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal/SINTRAJUFE.

3. IMAGENS EM POSTAIS: OLHARES SUBJETIVOS SOBRE MINHA CIDADE

Local: Bar e Restaurante Larus



4. IMAGENS EM POSTAIS: OLHARES SUBJETIVOS SOBRE MINHA CIDADE

Locais: Mercado da Estação



5. DESVELANDO PAISAGENS

Local: Restaurante Tartufo


Resultado do curso ministrado na cidade de São Lourenço do Sul, em julho de 2010, um intercâmbio entre os Pontos de Cultura ArtEstação e MusicArte/São Lourenço do Sul, cuja proposta é o uso da fotografia na Educação Patrimonial.


BATE-PAPO SOBRE FOTOGRAFIA


Dia 20, 19 horas:


Convidados da noite

Sérgio Sakakibara, Porto Alegre. Tema Fotografia Contemporânea.

Teresa Lenzi, Rio Grande / FURG. Tema Fotografia Contemporânea.

Mediador: Adão Peres Pedroso


Dia 21, às 19 horas:


Convidado da noite

Grupo PhotoGraphein, Rio Grande. UFPel/CNPQ

Marcus Maciel, Fotojornalismo e produção independente. Rio Grande.

Gérson Pantaleão, Fotojornalismo e produção independente. Rio Grande.

Mediador: Radício Nigro


CINECLUBE ARTESTAÇÃO INTEGRADO AO FESTIVAL E LEILÃO


Dia 22 agosto


17 horas: exibição e debate do filme NASCIDOS EM BORDÉIS.

Debatedor.Cláudio Tarouco Azevedo

Sinopse

Nesse filme, os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman mostram um outro lado da Índia, através da visão das filhas e filhos de prostitutas de um bairro pobre de Calcutá. Munidas de câmeras fotográficas, as crianças retratam o cotidiano de dificuldades e esperanças da vizinhança e ao mesmo tempo, vão descobrindo uma nova forma de expressão.

Direção: ZANA BRISKI & ROSS KAUFFMAN. Título Original: Born Into Brothels: Calcuttas Red Light Kids. Gênero: Documentário. Duração: 85. Cor: Colorido. Ano: 2004. País: Índia e Estados Unidos. Recomendação: livre

19 horas: LEILÃO DE OBRAS


............................................
Ponto de Cultura ArtEstação

Avenida Rio Grande, 500

Cassino
Rio Grande/RS

Brasil
96.205-000
_______________

Célia Maria Pereira

Coordendora

(53) 3236-9028 / 9956-0767

Rua 1 - N. 10 - Km 4

Vila Olinda – Senandes

Rio Grande/RS

Brasil
96.217-110