Projeto desenvolvido pelo Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, dirigido à Criação, Fomento e Difusão de obras artísticas e culturais ligadas ao segmento cultural LGBT, com foco na diversidade sexual.
O Projeto desenvolve atividades organizadas em 4 eixos de atuação: Fomento à Produção Artística e Cultural, Mapeamento Cultural LGBT, Laboratórios de Linguagens Artísticas e de Produção Cultural e Incentivo à Produção de Conhecimento.
SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade Rua Jacinto Gomes, n° 378 - Santana Porto Alegre, RS CEP: 90040-270 Telefone: (51) 3233.8423 Para informações: somos@somos.org.br
o
Já estão abertas as inscrições para o CLOSE – FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL. Os interessados em mostrar seus filmes deverão ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição on line e enviar o material solicitado junto com a ficha de confirmação impressa.oO Festival CLOSE é uma iniciativa do Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, realizada através do projeto SOMOS Pontão de Cultura LGBT que reunirá em Porto Alegre, em Outubro, produções cinematográficas nacionais e internacionais, organizadas em Mostras Competitiva e Mostras Paralelas. As inscrições estão abertas até o dia 17 de Setembro de 2010. Mais informações aqui!
Nos dias 18 e 19 de agosto foi realizada a análise técnica das propostas encaminhadas para concorrer ao Edital de Seleção de Pontos de Cultura para compor a Rede Pontos de Cultura da FURG, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Foram 31 propostas recebidas da comissão de análise documental. Todos os projetos foram analisados tendo sido habilitados para etapa seguinte, exceto o projeto Arte de Rua aos Quatro Ventos, protocolado com o número 028, que foi inabilitado por não apresentar recurso à Comissão de Análise Documental.
No dia 17 de agosto foi realizada a primeira etapa da avaliação dos recursos encaminhados para a análise documental das propostas para concorrer ao Edital de Seleção de Pontos de Cultura para compor a Rede Pontos de Cultura da FURG, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Até a presente data foram apresentados 5 recursos e estes foram habilitados para próxima etapa. o CONFIRA AQUI. o O prazo final de apresentação de recursos é esta quarta-feira (18) até as 17h30min.
De 10 a 12 de agosto foi realizada a análise documental das propostas encaminhadas para concorrer ao Edital de Seleção dos Pontos de Cultura para compor a Rede Pontos de Cultura da FURG, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Foram 30 propostas recebidas, das quais 20 habilitadas para a próxima avaliação. Abre-se agora a etapa de recursos.
Os proponentes que não foram habilitados, interessados em apresentar recurso à FURG deverão fazer por escrito no período de 12 a 18 de agosto.
De 19 a 22 de agosto, o Ponto de Cultura ArtEstação estará realizando o 1º Festival Fotográfico de Inverno ArtEstação. Queremos realizá-lo anualmente para poder juntar o pessoal que adora clicar.
A mostra DA JANELA DE MINHA CASA, em P&B, uma homenagem a Niépce e a famosa imagem feita em 1826, marcará a abertura do evento, dia 19 de agosto, às 20h30 no Ponto de Cultura ArtEstação.
O primeiro registro fotográfico: A heliografia de Niépce
Em 1793, junto com o seu irmão Claude, oficial da marinha francesa, Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) tenta obter imagens gravadas quimicamente com a câmara escura, durante uma temporada em Cagliari. Aos 40 anos, Niépce se retirou do exército francês para dedicar-se a inventos técnicos, graças à fortuna que sua família havia realizado com a revolução. Nesta época, a litografia era muito popular na França, e como Niépce não tinha habilidade para o desenho, tentou obter através da câmera escura uma imagem permanente sobre o material litográfico de imprensa. Recobriu um papel com cloreto de prata e expôs durante várias horas na câmera escura, obtendo uma fraca imagem parcialmente fixadas com ácido nítrico. Como essas imagens eram em negativo e Niépce pelo contrário, queria imagens positivas que pudessem ser utilizadas como placa de impressão, determinou-se a realizar novas tentativas.
Após alguns anos, Niépce recobriu uma placa de estanho com betume branco da Judéia que tinha a propriedade de se endurecer quando atingido pela luz. Nas partes não afetadas, o betume era retirado com uma solução de essência de alfazema. Em 1826, expondo uma dessas placas durante aproximadamente 8 horas na sua câmera escura fabricada pelo ótico parisiense Chevalier, conseguiu uma imagem do quintal de sua casa. Apesar desta imagem não conter meios tons e não servir para a litografia, todas as autoridades na matéria a consideram como "a primeira fotografia permanente do mundo". Esse processo foi batizado por Niépce como Heliografia, gravura com a luz solar.
Em 1827, Niépce foi a Kew, perto de Londres, visitar Claude, levando consigo várias heliografias. Lá conheceu Francis Bauer, pintor botânico que de pronto reconheceu a importância do invento. Aconselhado a informar ao Rei Jorge IV e a Royal Society sobre o trabalho, Niépce, cauteloso, não descreve o processo completo, levando a Royal Society a não reconhecer o invento. De volta para a França, deixa com Bauer suas heliografias do Cardeal d'Amboise e da primeira fotografia de 1826.
Em 1829 substitui as placas de metal revestidas de prata por estanho, e escurece as sombras com vapor de iodo. Este processo foi detalhado no contrato de sociedade com Daguerre, que com estas informações pode descobrir em 1831 a sensibilidade da prata iodizada à luz. Niépce morreu em 1833 deixando sua obra nas mãos de Daguerre.
PROGRAMAÇÃO
Cinco mostras em diferentes locais do Cassino
Duração: 19 agosto a 4 setembro
1. DA JANELA DE MINHA CASA
Local: Ponto de Cultura ArtEstação
2. SENSIBILIZAR O OLHAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA
Local: Terminal de ônibus, na Avenida Atlântica. Essa produção é resultante da parceria entre o Pontos de Cultura ArtEstação e Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal/SINTRAJUFE.
3. IMAGENS EM POSTAIS: OLHARES SUBJETIVOS SOBRE MINHA CIDADE
Local: Bar e Restaurante Larus
4. IMAGENS EM POSTAIS: OLHARES SUBJETIVOS SOBRE MINHA CIDADE
Locais: Mercado da Estação
5. DESVELANDO PAISAGENS
Local: Restaurante Tartufo
Resultado do curso ministrado na cidade de São Lourenço do Sul, em julho de 2010, um intercâmbio entre os Pontos de Cultura ArtEstação e MusicArte/São Lourenço do Sul, cuja proposta é o uso da fotografia na Educação Patrimonial.
BATE-PAPO SOBRE FOTOGRAFIA
Dia 20, 19 horas:
Convidados da noite
Sérgio Sakakibara, Porto Alegre. Tema Fotografia Contemporânea.
Teresa Lenzi, Rio Grande/ FURG. Tema Fotografia Contemporânea.
Mediador: Adão Peres Pedroso
Dia 21, às 19 horas:
Convidado da noite
Grupo PhotoGraphein, Rio Grande. UFPel/CNPQ
Marcus Maciel, Fotojornalismo e produção independente. Rio Grande.
Gérson Pantaleão, Fotojornalismo e produção independente. Rio Grande.
Mediador: Radício Nigro
CINECLUBE ARTESTAÇÃO INTEGRADO AO FESTIVAL E LEILÃO
Dia 22 agosto
17 horas: exibição e debate do filme NASCIDOS EM BORDÉIS.
Debatedor.Cláudio Tarouco Azevedo
Sinopse
Nesse filme, os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman mostram um outro lado da Índia, através da visão das filhas e filhos de prostitutas de um bairro pobre de Calcutá. Munidas de câmeras fotográficas, as crianças retratam o cotidiano de dificuldades e esperanças da vizinhança e ao mesmo tempo, vão descobrindo uma nova forma de expressão. Direção: ZANA BRISKI & ROSS KAUFFMAN. Título Original: Born Into Brothels: Calcuttas Red Light Kids. Gênero: Documentário. Duração: 85. Cor: Colorido. Ano: 2004. País: Índia e Estados Unidos. Recomendação: livre
19 horas: LEILÃO DE OBRAS
............................................
Ponto de Cultura ArtEstação
DOMINGO 8 DE AGOSTO: ÚLTIMO DIA PARA ENTREGAR PROJETOS DE PONTO DE CULTURA! Pontão Geribanda FURG estará de plantão no próximo final de semana para recebimento de projetos de Ponto de Cultura: Sábado, 7 de julho – 8h ao meio-dia / 13h30 às 17h30 Domingo, 8 de julho – 8h ao meio-dia / 13h30 às 17h30 Local: FURG Carreiros – Centro de Convivência Mais informações: 3233-6831