Pontão Geribanda FURG

terça-feira, 21 de junho de 2011

TV Geribanda Programa 008

Cordas pra que te quero - Show de Gilberto Oliveira
Teatro Municipal do Rio Grande - RS
31 Maio 2011
Confira!

Dirth South - Dirth de Babel / Rio Grande - RS



Dirth South - Dirth de Babel

Inscrições abertas para o Festival de Vídeo Tela Digital 2011


Continuam abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para o Festival de Vídeo Tela Digital. Os vídeos podem ser realizados com qualquer tipo de equipamento: câmeras de vídeos, câmeras fotográficas digitais, celulares ou animações feitas em computador e devem ter de 3 a 12 minutos de duração, créditos inclusos. De acordo com o regulamento, não há restrição ao formato, gênero ou ano de produção das obras concorrentes, que podem ser feitas com câmeras profissionais, câmeras fotográficas digitais, celulares ou animações feitas em computador.
A premiação será anunciada no programa de encerramento da série em outubro de 2011.

Confira

Funarte recebe projetos de Artes Visuais


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) seleciona projetos da área de artes visuais para a ocupação de seus espaços, no segundo semestre deste ano, em Brasília, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Quatro editais para a área foram publicados em 7 de junho, no Diário Oficial da União. O processo seletivo está aberto, até 22 de julho, a pessoas físicas envolvidas com as artes visuais, de todo o Brasil. Os interessados devem enviar à Fundação projetos de exposições para ocupação das galerias de artes. A seleção dos projetos inscritos fica a cargo de comissões julgadoras, compostas por especialistas da área. Conheça os editais e documentos anexos
Atos Visuais Funarte Brasília
Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo
Galeria Nordeste de Artes Visuais Recife
Estação Funarte de Artes Visuais, “galpão 5″, Belo Horizonte

Encontros com o Ministério da Cultura em Florianópolis Vitor Ortiz, secretário Executivo do Ministério da Cultura


A Representação Regional Sul do Ministério da Cultura promove na próxima sexta-feira, 24 de junho, às 15h e 30min, o evento ‘Encontros com o Ministério da Cultura - SE, com a presença do secretário Executivo, Vitor Ortiz para um diálogo com a cadeia produtiva da cultura. O objetivo é apresentar e refletir sobre os caminhos para as políticas públicas na área da cultura e esclarecer dúvidas sobre as ações e programas existentes. O evento contará com a presença de Carla Ribeiro, assessora da Regional Sul junto aos Pontos de Cultura. O evento será realizado no Auditório do Sindicato dos Bancários, Rua Visconde de Ouro Preto, 308, Centro de Florianópolis/Santa Catarina.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Rumos Itaú Cultural 2011 / Artes Visuais, Diálogos, Educação


O Instituto Itaú Cultural abre inscrições para o edital do programa Rumos Educação, Cultura e Arte, edição 2011-2013. O programa busca apoiar a formação de profissionais que desenvolvem propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência em cultura, educação e arte, em todo o país. Para fins do regulamento deste edital, é considerado educação não formal toda atividade educativa que acontece fora do contexto escolar.

Saiba tudo sobre o edital: regulamento, características, como enviar os relatos, prêmios, demais informações no Site

Público alvo: educadores sociais, arte-educadores, educadores, artistas, artistas-formadores, mestres de educação popular, mediadores e agente culturais. IMPORTANTE: esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidadata e não escolar ou acadêmica.

O candidato para se inscrever deve preencher o formulário com um relato de experiência (por escrito ou em áudio ou vídeo). A experiência deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011. O formulário está disponível no site mencionado.

Prêmios: Os proponentes dos projetos (relatos) selecionados receberão R$ 10.000,00; viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração.
Prazo de inscrição: até 30 de junho de 2011
Dúvidas: qualquer tipo de dúvida, seja qual for: conteúdo, como enviar os relatos, prêmios, outros envie e-mail para rumoseducacao@itaucultural.org.br

terça-feira, 14 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estação Cine Clube - Rio Grande RS

Dia 6/junho Memória do Saque
Direção: Pino Solanas
O filme mostra de que forma a Argentina foi saqueada pelas grandes corporações, de como o governo neoliberal de Menem conseguiu levar o país a bancarrota, privatizando tudo e servindo aos interesses do FMI, Banco Mundial e OMC.
A Argentina passa da condição de pais “quase de 1º Mundo” para um país em que a maioria da população se torna miserável. Toda essa Situação se tornou insuportável até finalmente explodir na revolta popular de 19 e 20 de dezembro de 2001.

Dia13/junho O Pesadelo de Darwin
Direção: Hubert Sauper (2004)
Às margens do maior lago tropical do mundo, considerado como o berço da humanidade, é hoje o palco do pior pesadelo da globalização. Na Tanzânia, nos anos 60, a Perca do Nilo, um predador voraz, foi introduzido no lago Vitória, como experiência científica. Depois, praticamente todas as populações de peixes indígenas foram dizimadas. Desta catástrofe ecológica nasceu uma indústria frutuosa, pois a carne branca do enorme peixe é exportada com sucesso em todo o hemisfério norte.

Dia 20/junho À Margem do Concreto
Direção: Evaldo Mocarzel (2006)
À Margem do Concreto é um documentário sobre os sem-teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a tão sonhada moradia para uma população miserável que não suporta mais viver em albergues e cortiços.

Dia 27/junho Serras da Desordem
Direção: André Tonaci (2006)
Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo o país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação a sua origem e identidade.

Ponto de Cultura ArtEstação
Estação Cine Clube
toda segunda 20H entrada livre

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TV Geribanda Programa 007


Vida Sem Crack - II Skate Cidadão
Parque Marinha - Rio Grande RS
29 de maio de 2011

Ponto de Cultura Acandhis

Academia Canguçuense de História – ACANDHIS
Fundada em 13/09/1988
Casa de Cultura Marlene Barbosa Coelho
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, s/nº
Canguçu RS
CEP 96600-000
Fones 53 3225 8483 / 53 3252 9527
acandhispontodecultura@gmail.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Paisagens e Identidades


Projeto de Pesquisa Paisagens e Identidades: a modernidade riograndina

O grupo de pesquisa do Projeto Paisagens e Identidades: a modernidade riograndina iniciado em 2008 é vinculado a Universidade Federal do Rio Grande/FURG. É finaciado pelo CNPq e faz parte do grupo de pesquisa do CNPq Modernidade, urbanidade e relações internacionais. A coordenação é da Profª Dra. Beatriz Valladão Thiesen. PARTICIPANTES: Rodrigo de Oliveira Torres (doutorando do Nautical Archaeology Program da Universidade do TEXAS A&M,) Ágatha Idalgo Bender Ludwig, Célia Maria Pereira, Fabricio Santiago Pomar, Luiz Alberto Silveira da Rosa, Suzana Loureiro dos Santos, Maritza dos Santos Dode, Tânia Maria de Freitas Lopes(Docentes do Bacharelado de Arqueologia/FURG) e Rodrigo de Assis Brasil Valentini (Menstrando PPGeo FURG).

TV Geribanda Programa 006