Pontão Geribanda FURG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre/RS


O Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro em de Porto Alegre/RS inaugura hoje, 15 de dezembro, às 19h, o Ponto de Memória com a exposição ‘Lomba do Pinheiro: patrimônio inventariado e itinerários culturais’. A exposição é uma iniciativa da comunidade que contou com o incentivo do Museu para a realização de seus Inventários Participativos na reconstrução e da história. Há dois anos cada liderança trabalhou junto às suas comunidades, com intuito de inventariar as principais referências culturais dos moradores, registrando os equipamentos urbanos, a paisagem natural, os lugares e as circunstâncias de identidade dos diversos grupos fundadores e habitantes do bairro. A partir dessa pesquisa, o Museu elaborou um mapa de 60 pontos estratégicos da identidade cultural indicados por seus moradores. O mapa é guia e catálogo da exposição. O projeto Pontos de Memória é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus e do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e com a Organização dos Estados Ibero-americanos.

Informações pelo e-mail: museulombadopinheiro@gmail.com

Cultura nas Escolas


A meta do Acordo de Cooperação Técnica Interministerial que foi assinado quinta-feira, 8 de dezembro, em Brasília, pelos ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e da Educação, Fernando Haddad prevê a implementação de ações dos ‘Programas Mais Cultura e Livro Aberto’ nas escolas públicas e contará com um orçamento de aproximadamente R$ 80 milhões. Projetos como os Pontos de Cultura, Pontos de Memória (Museus), Bibliotecas, Agentes de Leitura, Cine Mais Cultura e espaços culturais vão compor o leque de ações previstas dentro do acordo a serem implementadas nas escolas públicas, a partir do próximo ano. A ideia é possibilitar, também, maior acesso dos alunos a livros de arte e a demais acervos culturais disponibilizados em diversos suportes.

Prêmio Agente Jovem de Cultura


A secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, anunciou dia 12 de dezembro, em Brasília, a realização do ‘Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais’, que vai conceder 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o país. A secretária afirmou que as inscrições para a premiação estão abertas a partir de hoje, 15 de dezembro, estendendo-se até 31 de janeiro de 2012, e poderão ser realizadas no endereço eletrônico do MinC ou encaminhadas via Correios. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na edição de quarta-feira, 14. Poderão participar da iniciativa jovens brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes há mais de três anos no país, na faixa etária entre 15 e 29 anos.

Leia mais aqui

Edital Concurso Nacional para seleção de projetos de vídeos autorais de Pontos e Pontões e Cultura


Já estão abertas as inscrições para o edital Concurso Nacional para seleção de projetos de vídeos autorais de Pontos e Pontões de Cultura. O Laboratório Cultura Viva é um projeto realizado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Cultura/Secretaria de Chttp://www.blogger.com/img/blank.gifidadania Cultural e com a Fundação Universitária José Bonifácio, que visa a produção, exibição, difusão, formação, pesquisa e experimentação em audiovisual e multimídia dos Pontos e Pontões de Cultura, através da articulação de redes, do desenvolvimento de uma plataforma on-line de produção colaborativa (www.labculturaviva.org)e da produção de uma Revista Eletrônica para veiculação em TV e multimídia. 13.7. O Edital ficará à disposição dos interessados no site www.labculturaviva.org

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Plano Nacional de Cultura


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, apresentou no dia 13 de dezembro, as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), cuja implementação se dará ao longo dos próximos 10 anos. Por 50 dias, o MinC recebeu contribuições da sociedade e de gestores públicos para elaborar os objetivos. A consulta foi feita ao público via plahttp://www.blogger.com/img/blank.giftaforma digital e seminários promovidos pelo Ministério. A participação da população pela página pnc.culturadigital.br foi intensa, como atestam os números: 8.979 visitas de 6.273 pessoas, que geraram 488 comentários sobre as propostas e redundaram em outras 32 sugestões.

Leia mais

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ponto de Cultura CultuArt - Pinheiro Machado - RS

O Ponto de Cultura CultuArt de Pinheiro Machado - RS

Convida para confraternização e Solenidade de entrega ds certificados aos alunos das oficinas musicais.



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Programa Cultura Viva, a partir da visão dos Pontos e Pontões de Cultura


A publicação do livro “Cultura Viva – as práticas de Pontos e Pontões”, que acontece na próxima quarta-feira (14/12), em Brasília, marca um momento importante do Programa, que em 2011 completou sete anos. Lançado no dia 6 de julho de 2004, durante a gestão de Gilberto Gil frente ao Ministério da Cultura, o Programa Cultura Viva semeou mudanças na área cultural no Brasil, estimulando iniciativas de valorização e preservação da cultura.

Idealizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em conjunto com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC) e com a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, a publicação expõe a avaliação do Programa, destacando pontos fortes, fragilidades e sua influência positiva nas políticas culturais brasileiras – isso tudo a partir da visão dos pontos e pontões de cultura.

Durante o lançamento, será apresentado o Processo de Redesenho do Programa, proposto a partir das reflexões publicadas no livro. O responsável pela apresentação é Frederico Barbosa, pesquisador do IPEA, que junto com Lia Calabre foi responsável pela organização do livro.

Baixe o livro clicando aqui
O Portal iTEIA tem como missão ser o acervo da produção multimidia de centros culturais nacionais e internacionais, integrando e relacionando conteúdos das redes atuais, como por exemplo, o projeto Pontos de Cultura e o programa Casa Brasil.

Confira aqui nesses vídeos um pouco sobre o que rola no Portal iTEIA

Quem preserva o Patrimônio de Arcoverde?



Blup, nem tudo que cai na rede é peixe



Ponto de Cultura Axé Raízes - Arroio Grande

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Circuito Tela Verde no Ponto de Cultura ArtEstação


O Circuito Tela Verde é uma mostra nacional de produções audiovisuais sobre experiências em educação ambiental, para exibição em estruturas educadoras. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura, Governo Federal.
Utilizando metodologias de educomunicação, os filmes deverão estimular o debate nas comunidades, contribuindo para a reflexão, e trazendo uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.

A 3ª Mostra do Circuito Tela Verde foi lançada no dia 10 de novembro, às 14h30, na Universidade de Brasília - UnB.

O Ponto de Cultura ArtEstação já participou como espaço exibidor em 2010 e em 2011 também está na programação, com o vídeo Outra História, dirigido por Law Tissot e criação do Núcleo de Áudio Visual Estação/NAVE.
A mostra realizada pelo Ponto de Cultura ArtEstação conta com a parceria do Laboratório Audiovisual de Pesquisa em Educação Ambiental – LAPEA - PPGEA FURG, N Corpoimagem/ ILA/FURG e Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental/ NEMA e o apoio da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura do Rio Grande, ILA/ FURG, NUDESE/ FURG e Superintendência do Porto do Rio Grande.

A mostra acontecerá nos dias 12, 13, 19 e 20 de dezembro, sempre às 20 horas. Após as exibições, convidados abordarão questões ambientais locais e haverá uma rodada de conversa. A entrada é gratuita.

Dia 12: Lixo e consciência (Aterro sanitário: nossa responsabilidade 7’37’’, Lixão malhador de Sergipe 15’27’’, A salvação 7’25’’, Coleta Seletiva Solidária I e II 11’53’’ e 14’).
Convidadas: Mara Núbia César de Oliveira/ Secretária Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio Grande

Dia 13: Animando a consciência (Curtas de animação 12’, Pare e pense 4’40’’, O monstro poluição 9’50’’, Batatah em apuros 12’45’’, João em, O descarte 1’40’’)
Convidados: José Flores/ ILA/ FURG

Dia 19: Consumo e consciência (O custo do progresso 5’45’’, A Terra a gastar 5’44’’, Tevê: um olhar reciclado 5’, Lixeirinha 30’)
Convidada: Margareth Badejo/ Superintendência do Porto do Rio Grande e Lúcia Nobre/ Nudese

Dia 20: Consciência socioambiental (A consciência socioambiental 22’, Outra História 12’, O lado bom dos macacos 11’44’’, Os intrusos 4’)
Convidados: Ambientalista Antônio Libório Philomena e Nema


Realização
PONTO DE CULTURA ARTESTAÇÃO E ESTAÇÃO CINECLUBE
Avenida Rio Grande, 500
Cassino
Rio Grande/RS

VI Encontro de Arte de Matriz Africana 2011


Aconteceu nos dias 7 ao 11 de dezembro o VI Encontro de Arte de Matriz Africana. Organizado pelo Caixa-Preta, o encontro é uma celebração à brasilidade, marcada pela afirmação das múltiplas identidades populares e das tendências contemporâneas de companhias de teatro e dança negras no Brasil. Visa promover uma aproximação entre as diversas modalidades artísticas de matriz africana: teatro, dança, artes plásticas e cinema do Rio Grande do Sul e do Brasil, possibilitando a troca de experiências, pesquisas estéticas e conhecimentos, ocupando espaços tradicionais dedicados as artes cênicas.

site ARTE DE MATRIZ AFRICANA

Jaguarão terá centro para preservar a história do pampa


Esta semana começam as obras do Centro de Interpretação do Pampa, nas ruínas da Enfermaria Militar em Jaguarão, no sul do Estado. A assinatura do contrato para a construção foi oficializada mês passado, e o projeto será executado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com recursos dos Ministérios da Cultura e da Educação. A idéia de construir um centro cultural, que sintetizasse o que é o pampa, surgiu entre a prefeitura de Jaguarão e o Instituto de Patrimônio Histórico (Iphan), que confiaram à universidade a execução do projeto. Idealizado para ser um local de pesquisa e extensão universitária aberto à população, o Centro de Interpretação do Pampa terá como tema de estudo a história de vida na Fronteira. O investimento será de mais de R$ 5 milhões.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Geribanda 2011 - Movimento de Arte e Cultura na Universidade Federal do Rio Grande/RS




Nota em comunicado da Regional Sul do MinC sobre o Geribanda 2011

Aconteceu de 25 a 29 de novembro, no Campus Carreiros, da Furg - Rio Grande/RS, o Geribanda 2011 - Movimento de Arte e Cultura na FURG que contou com a presença das assessoras Regional Sul do Minc, Carla Ribeiro e Maria Alice Garcia dos Santos. Considerado um dos maiores movimentos de arte e cultura da Região Sul, o evento teve uma intensa programação. Além da realização do VI Fórum da Cultura da Cidade de Rio Grande, do I Encontro da Diversidade na Universidade (Indígenas, LGBT, Pessoas com deficiências, Afrodescendentes e Quilombolas), mostras culturais da Rede de Pontos de Cultura da Furg e a Micro Teia da Região Sul e Centro Sul do RS, houveram debates, diversificadas apresentações artísticas, rodas de conversa, palestras e oficinas. A promoção é das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Desafios da Arte em Rede


A cultura digital terá destaque nas metas do Plano Nacional de Cultura, que traça as diretrizes das políticas públicas do setor para os próximos dez anos. A versão final do PNC já aprovada pelo Conselho Nacional de Política Cultural estabelece 53 metas, das quais sete ligadas diretamente à cultura digital. A informação foi dada pelo diretor de estudos e monitoramento de políticas culturais da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, Américo Córdula, durante o encontro Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte,Tecnociência e Inovação. O evento, realizado dia 1º de dezembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, fez parte da programação paralela ao Festival Cultura DigitalBR realizado até dia 04 de dezembro, no MAM.

Leia mais

Caxias realiza primeiro fórum de Pontos de Cultura e Agentes Culturais



A Secretaria Municipal da Cultura, o Ponto de Cultura Teia Cultural, Pontos de Cultura de Caxias do Sul e alunos do Curso de Formação de Agentes Culturais promovem dia 10 de dezembro, das 13h30min às 18h, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás, Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo, o 1º Fórum de Pontos de Cultura e Agentes Culturais de Caxias do Sul. O objetivo do fórum é iniciar o processo de articulação da rede dos Pontos de Cultura e dos agentes culturais através do encontro, do debate e da convivência. O evento será mais uma oportunidade de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, e um passo importante no início da consolidação da rede de pontos de cultura e rede de agentes culturais. Nesta 1ª edição serão abordados assuntos como o papel da rede na articulação dos pontos de cultura e dos agentes culturais na construção e desenvolvimento do processo cultural. Durante o fórum também haverá o relato dos primeiros trabalhos da rede dos pontos de cultura e a realização de dois grupos temáticos para a discussão dos próximos passos da rede de pontos de cultura e agentes culturais.


Saiba mais aqui

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Exposição "Descobrindo nossos bairros: Retratos de uma lembrança" - Ponto de Cultura Nossa Comunidade tem História


É um ensaio elaborado, uma primeira amostra, um resultado parcial do trabalho desenvolvido até agora pelo Nossa Comunidade. Uma parcela bem talhada, um quinhão precioso. É a inauguração de "Descobrindo nossos bairros: Retratos de uma lembrança", exposição nascida do diálogo entre as histórias coletadas nas Rodas e o aprendizado da Oficina de Foto e Vídeo.

Depoimentos dos oficineiros. Retratos feitos pelos alunos. A memória de Santa Rita/COHAB, Ermo, Bom Fim, São Jorge/Primavera começa a ser desvendada.


O quê: Exposição "Descobrindo nossos bairros: Retratos de uma lembrança".

Quando: Segunda-feira, 5 de dezembro, às 19h.

Onde: Sede do PROJARI, Av. João Salazar, nº 250 - Bairro Bom Fim / Guaíba

Acesse o Blog do Ponto de Cultura Nossa Comunidade tem História

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

GERIBANDA 2011 - Identidades

Este ano, o Geribanda integrou várias expressões culturais...

Hip Hop - Grafitti







Mostra Cultural da Rede de Pontos de Cultura da FURG


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brasil Criativo


A secretária Cláudia Leitão, da Economia Criativa participou no dia 23 de novembro, em Brasília, do evento ‘Arena Code’, no grande painel sobre ‘Cultura e Desenvolvimento’. A Arena integra a 2ª Conferência do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e propõe o compartilhamento e ahttp://www.blogger.com/img/blank.gif discussão da economia criativa e dos conteúdos digitais no Brasil. Na oportunidade, a secretária apresentou o Plano Brasil Criativo, em processo de construção dentro do MinC, que dialogará, por meio de um grupo de trabalho, com mais oito ministérios - Educação; Ciência e Tecnologia; Trabalho e Emprego; Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior; Desenvolvimento Social; Turismo; Integração Nacional e Comunicações – que já trabalham com assuntos relacionados com economia criativa. Essa nova economia representa entre 6% e 8% do PIB de países em desenvolvimento.

Leia mais

MinC divulga mudanças nos procedimentos de movimentação financeira


O Ministério da Cultura, por meio das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura e do Audiovisual divulgou no dia 28 de novembro, algumas mudanças nos procedimentos de movimentação financeira para abertura de contas, aportes e transferências de recursos de projetos culturais incentivados pela Lei 8.313/91 (Lei Rouanet). As alterações surgem por conta de ajustes no Banco do Brasil quanto aos códigos dhttp://www.blogger.com/img/blank.gife transferências interbancárias, realizadas via DOC e TED.

Veja quais foram as mudanças

Usinas Culturais


“As Usinas Culturais, as Praças dos Esportes e da Cultura, aliada aos Pontos de Cultura e aos Espaços Mais Cultura, podem resultar, em uma grande rede de cidadania cultural, e assim teremos resultadohttp://www.blogger.com/img/blank.gifs surpreendentes na qualidade de vida de comunidades hoje vulneráveis”, disse o ministro da Cultura interino, Vitor Ortiz, ao ressaltar a importância do Programa Usinas Culturais, durante a abertura da Reunião de Trabalho, realizada dia 24 de novembro, em Brasília. O evento, que reuniu gestores do Sistema MinC e representantes dos municípios habilitados para fazer parte do programa tem a finalidade de dirimir dúvidas em relação às ações de mobilização social e apresentação do Manual de Instrução, Conveniamento e Execução do Programa Usinas Culturais. Os municípios terão até o dia 30 de dezembro para realizar o conveniamento. Margarete Moraes, representante do MinC na Região Sul esteve presente ao evento.


Leia mais

Conselho Nacional de Política Cultural


O Conselho Nacional de Política Cultural aprovou terça-feira, 29 de novembro, a versão final do caderno de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). A decisão ocorreu durante a 16ª reunião do Conselho, que contou com a presença da ministra Ana de Hollanda. A ministra disse que “as metas são fundamentais para termos um plano para os próximos dez anos com uma política do governo associada a uma grande participação da sociedade civil”.


Leia mais

Ministros da Cultura do MERCOSUL


O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, representou a ministra Ana de Hollanda na XXXIII Reunhttp://www.blogger.com/img/blank.gifião de Ministros da Cultura do Mercosul, realizada dia 30 de novembro, em Montevidéu, com a presença do ministro de Educação e Cultura do Uruguai e dos demais ministros dos Estados-Partes do Mercosul, com participação, também, de representantes dos Estados Associados ao bloco. O secretário Vitor Ortiz apresentou a proposta de realização de Encontro de Altos Dirigentes da Cultura, no primeiro semestre do próximo ano, para discutir o papel do setor cultural no desenvolvimento sustentável, coordenar posições no âmbito do Mercosul e formular propostas para o processo preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá no próximo ano, no Rio de Janeiro.


Leia mais