Pontão Geribanda FURG

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Semana Cultura Viva


A Semana Cultura Viva é uma mobilização nacional para dar visibilidade às ações da Rede Cultura Viva. 
Espaço pra gente articular em rede, compondo a agenda comemorativa dos 10 Anos de construção do Programa Cultura Viva, política da cidadania e diversidade cultural brasileira, que agora é Política Nacional de Cultura Viva, (Lei n° 13.018, de 22 de julho de 2014). Em dezembro, desde Brasília e por todo o Brasil, ações comemorativas conduzidas por secretarias estaduais e municipais de cultura, redes de pontos de cultura e outras instituições parceiras vão estrelar por aqui.
Atividades técnico-culturais, oficinas, roteiros e circuitos locais de visitas a pontos de cultura, mostras artísticas, rodas de conversa e muita Cultura Viva.
A Semana Cultura Viva vai concentrar suas atividades de 8 a 12 de dezembro e contamos com a participação de todos vocês, de todo o Brasil. 

Faça um vídeo para apresentar o seu Ponto de Cultura na Semana Cultura Viva


Vamos começar a participar da Semana Cultura Viva?

Faça um vídeo entre 30 segundos e 1 minuto apresentando seu Ponto de Cultura, atividades, pessoas, sua comunidade e o que mais quiser mostrar para quem não viu como a Política Nacional Cultura Viva está fazendo a diferença na vida das pessoas. 

É simples, pense na pergunta: Como a Cultura Viva mudou sua forma de fazer cultura? E mostre em imagens como a cultura transforma e transborda no Ponto e na comunidade.

Para gravar, se você tiver acesso a uma boa câmera, ótimo!
Hoje em dias boas câmeras estão nos celulares, nas webcams dos computadores, ou mesmo se tiver acesso a maquinas profissionais ou semi-profissionais, melhor ainda. Para garantir que seu vídeo tenha condições de ser visto e compreendido com clareza é importante pensar em dois aspectos fundamentais para exibição na internet: qualidade de som e de luz.

Algumas dicas:
- Procure gravar em local silencioso
- Aproveite a iluminação disponível – não há luz melhor do que a luz do sol. Se você possui um ambiente com poucos ruídos ao ar livre, ótimo.
- Ensaie o que vai dizer.
- Não precisa “olhar nos olhos” da câmera, mas certifique-se de estar bem enquadrado.
- Siga o bom senso, é a dica máxima.

Para enviar, suba o vídeo para o Youtube e envie o link para o email comunica.scdc@cultura.gov.br

Não se esqueça de enviar na descrição do vídeo, ou no corpo do e-mail as seguintes informações:
- Nome do Ponto de Cultura
- Nome dos Integrantes
- Principais atividades culturais exercidas
- Região de atuação

CulturaDigital em nova versão



Acabamos de realizar uma atualização geral na versão do software que realiza a plataforma CulturaDigital.BR (WordPress / BuddyPress). Para nós da Coordenação-Geral de Cultura Digital do MinC, é uma satisfação poder apresentar um melhor serviço, com as funcionalidades de comunicação atualizadas e maior flexibilidade de customização para os usuários dos blogs. Com esta atualização, além de estarmos melhorando o já conhecido serviço público de hospedagem de blogs, nossa plataforma volta a ser uma verdadeira plataforma de rede social, como em sua proposta original (2009).
O CulturaDigital.br, com a presente atualização, torna-se também uma melhor plataforma de comunicação para grupos. A melhor integração dos comentários, nos blogs, nos perfis individuais, assim como nos grupos e fóruns, incrementa as funcionalidades de conversa e provê melhores condições para a hospedagem de discussões temáticas. Nos colocamos à disposição para dialogar com grupos que necessitem de recursos específicos — procure-nos no blog de desenvolvimento.
Dentre os serviços oferecidos, no caso das Plataformas Colaborativas, estamos introduzindo o tema desenvolvido pelo Hacklab, o “Mapas de Vista”. Este tema é o mais usado para a construção de cartografias colaborativas, permitindo o registro de conteúdos geolocalizados utilizando Google Maps (veja exemplo), Open Street Maps(veja exemplo)  ou até mesmo uma imagem qualquer (veja exemplo). Esta aplicação vem se juntar às ferramentas de democracia online já oferecidas: a de Consulta Pública e o Delibera Online.
A operação das funcionalidades da plataforma permanece, de uma forma geral, a mesma. Neste período de adaptação à nova versão, queremos estar atentos às dificuldades que os participantes possam vir a ter. Para isso, em caso de dúvidas, sugestões, comentários, acesse o blog de desenvolvimento e deixe sua mensagem no campo em destaque. Como estamos em fase BETA, pedimos a todos compreensão e auxílio nas questões que ainda não funcionam como gostaríamos.
Nesta nova fase, queremos fomentar a dinâmica de conversas no âmbito do nosso rico universo de usuários, e também atrair novos grupos que tenham interesse em exercitar o compartilhamento de um espaço comum na Internet. Nos colocamos à disposição para o diálogo com todos que tenham idéias sobre novas formas de utilização e potenciais parcerias. O canal de diálogo é este aqui mesmo.

José Murilo

Coordenação-Geral de Cultura Digital
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura