Pontão Geribanda FURG

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Pesquisa de Acessibilidade em Pontos e Pontões de Cultura no Brasil


VAMOS CRIAR JUNTOS UM NOVO CAMINHO!!! 
 
ACESSO PARA TOD@S !!!!
 
Estamos sendo convidados para participar de um mapeamento sobre acessibilidade cultural para pessoas com deficiência nos Pontos e Pontões de Cultura de todo o Brasil. 
 
O convite é feito pelo GT de Pontos de Cultura e Acessibilidade da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, CNPdC, que desenvolvem ações culturais com pessoas com deficiência, pelos  Pontos de Cultura integrantes do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em parceria com o Núcleo Pró-Cultura Acessível da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, e o Ministério da Cultura. 
 
O mapeamento é “de nós para nós mesmos”, ou seja, é feito pelos Pontos de Cultura, para os Pontos de Cultura. As informações resultantes deste mapeamento nos permitirão propor políticas públicas voltadas à estruturação, formação e fomento em Acessibilidade Cultural para todos nós!
 
No Brasil, de acordo com o Censo de 2010, mais de 45 milhões de pessoas entre 15 e 65 anos declararam ter algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, auditiva, intelectual e/ou múltipla. Esta quantidade de pessoas representa cerca de 1/4 da população brasileira, proporção que aumenta para cerca de 2/3, ou duas em cada três pessoas com mais de 65 anos. 
 
Acreditamos que os Pontos de Cultura podem ser espaços de potencialização da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência em seus territórios e áreas de atuação.
 
Os resultados dessa pesquisa servirão para formulação de políticas públicas de promoção sociocultural das pessoas com deficiência nos Pontos e Pontões de Cultura, por meio de editais de fomento, capacitações, publicações, etc.